Esclarecimentos aos Nubentes
21-09-2010 12:39
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO
Esclarecimentos Necessários
Caros nubentes:
Para que sua cerimônia matrimonial ocorra com normalidade são necessários requisitos importantes que não poderão ser esquecidos ou omitidos:
· Altar ou mesa retangular na medida apropriada, com toalhas brancas ou de cor decente,com iluminação suficiente para que o celebrante possa ler os rituais.
· Genuflexório (ajoelhador) ou duas almofadas,
· Som e microfone para o celebrante,
· MÚSICAS: no mínimo quatro a saber: ENTRADA DA NOIVA, ALIANÇAS,CUMPRIMENTOS E SAIDA DA NOIVA.Caso haja cortejo de padrinhos, pajens, daminhas e floristas haverá o acréscimo de musicas.
ATENÇÃO: o repertório musical é de livre escolha dos nubentes, porém recomendamos o bom senso (não confundir cerimônia religiosa com o momento da festa).
· No caso de filmagem da cerimônia, solicitar ao profissional contratado para gravar o áudio do começo ao fim sem cortes.
· Três dias antes da data da cerimônia, solicitar a uma das madrinhas da noiva para que ligue para o Padre( preferencialmente quem saiba guardar máximo sigilo). Trata-se de surpresa a ser realizada durante a cerimônia.
O noivo não poderá esquecer de providenciar e levar as alianças, cuidando para que estejam à mão no momento necessário.
O noivo deverá estar munido de lenço(s) para o caso de possíveis lágrimas emocionais.
O CELEBRANTE LEVARÁ NO DIA: Castiçais,crucifixo e velas que irão sobre o altar.
Recomendamos informar aos decoradores para que não exagerem o tamanho dos arranjos que irão sobre o altar, pois apesar de sua beleza poderão prejudicar o espaço para a celebração e assinatura dos nubentes e padrinhos. No caso de arranjos desproporcionais o celebrante reserva-se no direito de retirá-los.
A espórtula destinada à Cúria Provincial deverá ser recolhida no ato do agendamento da cerimônia, em moeda corrente do País ou cheque emitido pelo interessado, mediante recibo da Igreja.Em caso de adiamento ou cancelamento por decisão ou responsabilidade dos nubentes a espórtula não será devolvida.
Quando a cerimônia ocorrer fora da igreja, os nubentes pagarão ao celebrante no dia do casamento valor previamente tratado para fazer face às suas despesas de locomoção,alimentação, etc.,valor que deverão entregar ao celebrante antes da realização da cerimonia em moeda corrente ou cheque.
Caso os nubentes optem pela realização de casamento religioso com efeito civil, deverão recolher uma espórtula adicional por ocasião da entrega da habilitação fornecida pelo Cartório para a elaboração do Termo do Casamento Religioso com Efeito Civil.
Até quinze dias antes da cerimônia, os noivos deverão estar quites com o recolhimento das espórtulas e com a documentação exigida, pois sua falta caracterizará desistência desobrigando a Igreja de qualquer responsabilidade no tocante à ministração do sacramento.
Para que a cerimônia tenha início no horário previamente marcado é necessário que o noivo, padrinhos, convidados e principalmente a noiva estejam no local com antecedência mínima de vinte minutos, pois a partir da chegada da noiva é que se iniciam os procedimentos para preparação de todos para a cerimônia.
A cerimônia terá a duração média de vinte cinco minutos, excluindo-se o tempo destinado às assinaturas e cumprimentos que não pode ser previsto.
Ao final da cerimônia litúrgica,o celebrante fornecerá as instruções necessárias para as assinaturas e cumprimentos e retirada dos padrinhos e nubentes.
Recomendamos seguir a orientação do celebrante, evitando as chamadas “sugestões ou criatividade”,pois na maioria das vezes não funcionam na prática, ocasionando dificuldades para o cerimonial e para as assinaturas.
Os noivos deverão providenciar para que nos casos em que a cerimônia ocorra em espaço que dependa de estacionamento,que seja facilitado o acesso do veiculo que transporta o celebrante.
bispoclaudio@terra.com.br Padresclementinos@bol.com.br
3602-9002 9983-1445
———
———
Voltar